Durante o percurso do segundo ano do Mestrado de Pedagogia em eLearning que frequento, orientei as minhas leituras para a educação mediada pelas tecnologias, multimodalidade na educação, sistemas de ensino híbrido...até que cheguei ao método da sala de aula invertida (flipped classroom).
As leituras que fiz sobre a sala de aula invertida prenderam-me por vários motivos:
- Senti que, irrefletidamente, já usava alguns dos princípios do método em sala de aula;
- Não é um método rígido, podendo ser adaptado a várias disciplinas e a vários contextos;
- Trata-se de uma meta-estratégia, que suporta outros métodos pedagógicos;
- Apela a métodos de aprendizagem ativos, onde o aluno é incentivado a responsabilizar-se pelo seu estudo;
- Envolve o uso das novas tecnologias enquanto mais uma ferramenta pedagógica, enriquecendo o ecossistema de aprendizagem.
Com vontade de aplicar o método nas minhas aulas, procurei formação sobre o tema e, claro, encontrei inevitavelmente um dos pais do método, Jon Bergmann. Bergmann tem uma extensa literatura sobre o método da sala de aula invertida, mas está também presente virtualmente, em particular na plataforma Flipped Learning Global Iniciative. Explorando esta plataforma, contactei com a oportunidade de "frequentar" uma ação de formação online promovida pelo próprio Bergmann, que decidi comprar.
Nunca tendo tido a experiência de uma formação online em modo de curso completo, partilho aqui a minha experiência:
1. Escolhi, de entre os cursos disponíveis, o Flipped Learning 3.0 Certification Level - I Master Class. O curso é em língua inglesa, tem 11 unidades, 171 lições, e por 99 dólares permite o acesso ao conteúdo online durante 1 ano.
2. Não encontro na descrição do curso o número de horas previstas para o concluir. A minha experiência, que realizei o curso fazendo apontamentos e escrevendo reflexões, aplicando os conhecimentos em sala de aula, ao meu ritmo, e conciliando o tempo disponível para o curso com os compromissos profissionais, académicos e pessoais, foi que precisei de um período de 3 meses para o realizar. Alguém que consiga priorizar a realização do curso na sua agenda, fá-lo-á em muito menos tempo, naturalmente.
3. Foi o curso fundamental para a aplicação do método em sala de aula? Fundamental, não. Há outros recursos, como livros, que podiam ser igualmente úteis na introdução ao método. Mas deixou-me confortável no momento de passar à prática. O curso tem muitos, mesmo muitos testemunhos de professores que inverteram as suas aulas e que, informalmente, tocam em pontos muito relacionados com a prática em sala de aula, muito de quem está no terreno, e esses testemunhos são como uma conversa com colegas, uma partilha de experiências que nos alerta de antemão para o que pode correr mal e como contornar algumas dificuldades previsíveis.
Fazendo um balanço geral, considero que este curso foi uma boa estratégia para implementar com algum know-how, alguma segurança, baseando-me em teoria, a sala de aula invertida junto dos meus alunos. Haveria outros recursos disponíveis, mas este curso está especificamente desenhado para quem pretende dar os primeiros passos no método e é bastante organizado e completo. Fundamentalmente, o meu principal conselho é não inverter a sala de aula sem um background teórico - seja com um curso como este, seja com outra formação ou estudo adequado - uma abordagem desadequada ao método terá maus resultados junto dos alunos, gerará desconfiança nos pais, trará insegurança aos professores.
Foi a partir do que aprendi neste curso que escrevi 4 artigos aqui no blog:
Embora os artigos referidos tenham sido importantes para a minha reflexão pessoal, estão longe de esgotar os assuntos explorados nesta formação.
Sendo o curso certificado, depois de concluído, é-nos enviado o respetivo diploma. Este diploma não é reconhecido para efeito de progressão de carreira em Portugal, como seria expectável, mas, estranhamente, tem a validade de apenas um ano, pelo que, embora o curso tenha interesse, a respetiva certificação - pelo menos fora dos Estados Unidos - é bastante discutível...
Deixo aqui a imagem do certificado que recebi.
Espero que esta partilha possa ser útil a quem, como eu, procura meios para aumentar o seu conhecimento em novos métodos pedagógicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário