Por intermédio de uma colega de Matemática, tive o primeiro contacto com a aplicação Milage Aprender+.
Cativou-me o facto de ser uma aplicação que combina o digital e o analógico e que apela a uma estratégia de aprendizagem ativa.Desenvolvida pela Universidade do Algarve, a app MILAGE Aprender+ para dispositivos móveis permite que, a partir do telemóvel, os alunos acedam gratuitamente a fichas de trabalho de variadas disciplinas. Os exercícios dessas fichas podem ser de escolha múltipla, requerer texto inserido através de teclado, permitir o upload de ficheiros ou simplesmente solicitar a foto do exercício resolvido no caderno do aluno. Uma vez inserida a resposta, o aluno tem acesso à resolução, com os critérios de classificação, e geralmente também a vídeos explicativos. As fichas podem ainda incluir tutoriais, apelando ao estudo autónomo por parte do aluno.
A realização de fichas e a correção de fichas de colegas (também disponível) está associada a atribuição de pontos, numa perspetiva de gamificação que pode ser motivador para os alunos.
Como já referido, a aplicação é gratuita para alunos e professores, podendo ser encontrada na App Store ou Google Play. Sendo um projeto que iniciou na disciplina de Matemática, tem já um extenso reportório de fichas dessa disciplina, mas há outras disciplinas cujo número de fichas é ainda reduzida...e é aqui que, enquanto professora de Física e Química, senti necessidade de produzir material para experimentar a aplicação em sala de aula.
A produção de materiais por parte de professores exige que estes se tornem professores autores através de um processo de formação. No meu caso, paguei 100€ por 30 horas de formação online (12 horas síncronas e 18 assíncronas), com a vantagem de tais horas serem creditadas para a progressão na carreira docente.
O processo de formação está bem concebido e organizado. O nível de dificuldade associado às tarefas propostas dependerá das competências de TIC na ótica do utilizador dos formandos - criação de pdf, imagens, vídeos...
O facto dos professores terem de ter formação para serem professores autores, pese embora tal formação ser paga, tem a vantagem de garantir uma orientação comum na criação das fichas, e, mais importante, garantir que as fichas disponíveis estão de acordo com o currículo português, sendo organizadas em disciplinas, anos, temas/domínios, o que contribui para que os alunos possam, com alguma segurança, realizar os exercícios de forma autónoma e por sua iniciativa.
Para terminar, deixo o meu portefólio da formação Milage Aprender+, que inclui materiais de interesse para quem quer experimentar a referida aplicação, os materiais que realizei, a opinião de alunos e ainda um reflexão final. Espero que possa ser interessante!
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