Webinar: Desenho de Investigação com software Idea Puzzle"


Integrado no Seminário de Orientação em Pedagogia do eLearning  (SOPeL), disciplina do 2º ano do Mestrado em Pedagogia do eLearing, os mestrandos tiveram a oportunidade de assistir ao webinar "Desenho de Investigação com software Idea Puzzle" dinamizado pelo seu criador, o Doutor Ricardo Morais.

Este webinar teve lugar dia 15 de junho de 2022.

De acordo com o site oficial, "o software Idea Puzzle é uma ferramenta de tomada de decisão que ajuda os doutorandos a melhorar a coerência de uma proposta de investigação, artigo ou tese à luz da Filosofia da Ciência". 

Apesar de parte dos participantes da plateia não ser doutorando, antes mestrando, foi geral o reconhecimento da necessidade de apostar num bom desenho de investigação que mantenha o rumo e a coerência do trabalho desenvolvido.

O Doutor Ricardo Morais partilhou que, enquanto doutorando, teve a experiência de seguir uma visão sequencial da sua investigação, até que compreendeu, na fase de recolha de dados que não tinha acesso à amostra que pretendia, pondo em causa todo o trabalho feito até então. Defende então que, desde o início do projeto, é necessária uma visão "de puzzle", com a perspetiva de "enquadrar todas as peças", isto é, de avaliar todas as variáveis do projetos, de forma a dar-lhe coerência.

Foi nesse contexto que foi criado o software Idea Puzzle, que coloca 21 questões ao autor da investigação, ajudando a respondê-las, contribuindo para uma reflexão quanto ao rumo do projeto, e a identificação das suas forças e fraquezas. O resultado é um desenho de investigação que identifica, através de cores, quais  as áreas que já estão totalmente decididas (a verde), as que estão parcialmente decididas, carecendo de mais reflexão (a amarelo) e as que não estão decididas, tendo de ser (re)pensadas (a vermelho). A imagem seguinte mostra um exemplo disponibilizado pelo autor deste software:


O acesso ao software é exclusivamente online. Pode ser subscrito individualmente, sendo gratuito para estudantes de universidades licenciadas, como é o caso da Universidade Aberta.

Pessoalmente, considerei este webinar muito útil e concluo-o com a vontade de rever o trabalho de pesquisa que estou a desenvolver à luz desta perspetiva gráfica. Sem reflexão não é possível manter a coerência de um projeto, essencial ao sucesso da investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário