Webinar "Blended Learning in the New Normal"


Integrado no Seminário de Orientação em Pedagogia do eLearning  (SOPeL), disciplina do 2º ano do Mestrado em Pedagogia do eLearning, os mestrandos tiveram a oportunidade de assistir ao webinar "Blended Learning is the New Normal"  dinamizado por Badrul Khan, especialista em E-learning.

Este webinar teve lugar dia 19 de outubro de 2022.

Nesta sessão, Badrul Khan começou por referir que a pandemia COVID-19, que gerou um confinamento global em março de 2020, afetou profundamente o funcionamento da sociedade, incluindo, naturalmente, o sistema educativo. O mundo hoje não é o mesmo que era antes do início da pandemia e por isso faz sentido falar de um novo normal. Bradul Khan batiza esta era como o Novo Normal Pós-Pandemia (Post-Pandemic New Normal).

Neste novo normal, os agentes educativos não conseguirão atender às necessidades dos aprendentes se não compreenderem as mudanças sistemáticas que resultaram dos efeitos da pandemia em todos os setores da sociedade. Há que assimilar o paradigma emergente que exige a adoção de novas estratégias para enfrentar a incerteza e continuar a apostar em metodologias inovadoras e em aprendizagens significativas.

Na verdade, tal como outros sistemas - como a saúde, finanças, indústria, governação - a educação não poderá manter os processos tal como estavam estabelecidos pré-pandemia, antes tornar-se mais flexível para se adaptar às necessidades do seu público-alvo.

A pandemia foi também responsável por um melhor entendimento das tecnologias num mundo cada vez mais digital e acelerou a sua adoção nas nossas práticas diárias. A tecnologia tomou um lugar importante e incontornável nos dias de hoje.

Pelas razões expostas, Badrul Khan acredita que em educação os sistema híbridos são os que melhor se adequam ao novo normal.

Adaptando a framework que já tinha desenvolvido para o ambiente eLearning em 2001, Badrul Khan sugere uma nova framework adaptada para o design de materiais educativos no novo normal, tanto para ambientes online, como para ambientes híbridos.

Esta nova framework, NNL Framework,  apresenta um octógono interior, que representa as caraterísticas do ambiente educativo no novo normal, e um octógono exterior que representa os elementos que devem nortear o design do ambiente educativo.

O recurso à NNL Framework permite refletir um ambiente educativo existente, perspetivando o que funciona ou não, e repensar soluções de acordo com a missão e a estratégia da organização.

O esquema seguinte apresenta a NNL Framework de Badrul Khan num formato interativo:




Badrul Khan desenvolveu também uma abordagem ao ensino híbrido que determina, recorrendo à Taxonomia de Bloom, que tipos de conteúdos são mais adequados em sala de aula presencial, e quais os mais adequados em ambiente de eLearning, referindo também estratégias para avaliar as aprendizagens em diferentes formatos.



No final da sessão, Badrul Khan referiu ainda o metaverso e as potencialidades educativas que poderão surgir deste ambiente virtual.

Fazendo um reflexão pessoal, considerei esta sessão muito rica e especialmente interessante para a minha linha de investigação, relacionada com o ensino híbrido. Uma oportunidade única para interagir com o pensador e comunicador que é Badrul Khan e de refletir sobre a necessidade de adequar o sistema de ensino atual ao novo paradigma social que vivemos.

https://badrulkhan.com/new_normal.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário