Integrado no Seminário de Orientação em Pedagogia do eLearning (SOPeL), disciplina do 2º ano do Mestrado em Pedagogia do eLearning, os mestrandos tiveram a oportunidade de assistir ao webinar "O diário-jornal de pesquisa como dispositivo de criação de redes" dinamizado pela professora Maristela Midlej, docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Este webinar teve lugar dia 07 de julho de 2022.
Num ambiente descontraído, a professora Maristela contextualizou o seu trabalho de pós-doutoramento, sob o tema redes da criação e autoria de docentes universitários em tempos de cibercultura, mas centrou a partilha na experiência de criação de um jornal de pesquisa.
Um jornal de pesquisa distingue-se de um diário de pesquisa por ser aberto à comunidade. Enquanto que um diário de pesquisa é um produto pessoal, com anotações do pesquisador que não saem da esfera privada até que integrem uma tese, o jornal de pesquisa, tendo ainda o caráter reflexivo e descritor do percurso, passa a estar disponível online.
O facto das reflexões da pesquisa se tornarem públicas tem a vantagem de obrigar a estruturar a reflexão e a organizar ideias e temas, mas, fundamentalmente, cria laços no ciberespaço que podem contribuir para a pesquisa e dar novos olhares à análise de dados.
Eis o jornal de pesquisa da professora palestrante:
No final da partilha, houve lugar ao diálogo entre a professora Maristela e os presentes, tendo surgido reflexões interessantes sobre qual a melhor plataforma para alojar um jornal de pesquisa, já que um blog, ainda que muito completo em termos de soluções, tem uma visibilidade e interação limitada no atual panorama das redes sociais.
Foram ainda referidas questões relacionadas com a ética na pesquisa que se levantam quando se partilham publicamente dados antes do seu tratamento final.
Um final de tarde muito interessante e que permitiu a reflexão sobre as caraterísticas dda pesquisa atual, num mundo ligado virtualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário