Sou sincera, quando o professor António Moreira nos desafiou a ter uma aula no Second Life, torci o nariz...no Second Life?!?
Para quem não sabe, o Second Life (SL) é um ambiente virtual tridimensional em que os humanos se relacionam virtualmente através de avatares. Não é um jogo, antes um metaverso, conceito criado pelo escritor Neal Stephenson em 1992. Schlemmer & Backes (2015) citam Stephenson para descrever um metaverso como "a aplicação do espaço real do mundo geográfico dentro de um espaço digital virtual na internet."
Numa primeira perspetiva, talvez não seja fácil compreender a potencialidade do SL no ensino. Para mim, enquanto criava um avatar que não conseguia vestir, que não conseguia comandar...foi definitivamente difícil.
À medida que nos ambientamos à plataforma, percebemos que estamos num universo virtual que pode ser muito mais que uma distração. Quando exploramos e nos damos conta que há "lugares" concebidos para partilhar recursos, experimentar simuladores, que se constituíram com o fim de ser ágoras de ideias...abrimos os olhos de espanto, assim muito redondos, e interiorizamos que este é um mundo virtual, paralelo, com uma existência palpável e, porque não, tão real como o mundo físico...
E no ensino?...A nossa turma foi desafiada pelo professor António Moreira a ter uma aula no SL dinamizada pela professora Eliane Schlemmer no espaço do GPe-dU na Ilha UNISINOS (Sim! É um "lugar" no SL!). E assim foi. Eis que a turma da unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Universidade Aberta se "encontra", através dos seus avatares, no metaverso que é o SL. E foi supreendentemente agradável.
Sem comentários:
Enviar um comentário