Educação mediada pelas tecnologias. Uma introdução



O conceito de ensino mediado por tecnologias tem vindo a sofrer evolução ao longo do último século, fruto do avanço e da democratização da internet, da sociedade em rede, da ubiquidade da tecnologia.
 

É hoje inquestionável o papel fundamental da tecnologia como parte integrante de qualquer ecossistema educativo. A tecnologia está presente no nosso dia-a-dia - usamo-la extensivamente para pesquisar, comunicar, obter informações, partilhar...não é possível manter a sala de aula dentro de quatro paredes, sem que o recurso às tecnologias seja um procedimento natural transversal ao processo de ensino-aprendizagem. 

 

De sublinhar que não nos referimos ao papel da tecnologia enquanto ferramenta instrumental nem advogamos a tecnologia enquanto panaceia para os problemas do ensino, antes consideramos que o potencial das tecnologia como "um ambiente promotor de redes de aprendizagem e conhecimento" (Moreira & Schlemmer, 2020). Citando Moreira (2018), "mais do que a utilização das tecnologias apenas pela sua utilização, a discussão tem de se centrar no seu impacto pedagógico e no que se depreende "bom" ensino e como fator de promoção da qualidade e da aprendizagem". Há, portanto, a necessidade de manter o foco da discussão na pedagogia e em como poderão as tecnologias contribuir para uma melhoria das aprendizagens e das competências para o século XXI. 

 

 

Em termos históricos, as novas tecnologias começaram a ganhar terreno na educação na década de 1960, mas só no advento da internet, e nomeadamente com a web 2.0, é que foi possível pensar na tecnologia como um "conjunto de soluções que objetivam servir de transporte para que a aprendizagem ocorra" (Moreira & Schlemmer, 2020), ao invés de ser apenas um suporte de transmissão de informação. 

 

De forma a enquadrar esta mudança de paradigma entre a tecnologia como instrumento no processo de ensino e a tecnologia enquanto ambiente de aprendizagem, talvez faça sentido esclarecer algumas terminologias: 

 

  • Ensino remoto: Modalidade de ensino em que o professor e aluno estão separados geograficamente. Foi a modalidade que a maioria das instituições adotou quando se viu obrigada, por força da pandemia COVID-19, a encerrar as suas instalações.  

No ensino remoto, "o ensino presencial (mesmos cursos, currículo, metodologias e práticas pedagógicas) é transposto para os meios digitais, em rede" (Moreira & Schlemmer, 2020), geralmente através de videochamadas realizadas em modo síncrono. 

 

  • Ensino a distância: No ensino a distância, o professor e aluno estão separados geograficamente e temporalmente, pelo que a tecnologia é usada como meio de comunicação. Temos como exemplo, os cursos por correspondência, as aulas via rádio ou a telescola. Nesta modalidade de ensino, o processo foca-se na transmissão de conhecimento. 

 

  • Educação a distância: Agora há já uma preocupação em "utilizar as tecnologias da Internet para propiciar um amplo conjunto de soluções que objetivam servir de suporte para que a aprendizagem ocorra" (Moreira & Schlemmer, 2020), o que nos conduz a uma perspetiva pedagógica construtivista que promove a interatividade e o trabalho colaborativo. 

 

  • ELearning ou Educação Online: Sendo uma evolução natural da Educação a Distância, é "a modalidade educacional que se carateriza por processos de ensino e de aprendizagem que acontecem totalmente em rede, por meio de comunicação multidirecional possibilitada pelo sinal digital e viabilizada por diferentes tecnologias digitais" (Moreira & Schlemmer, 2020). O foco deste tipo de ensino está na construção do conhecimento, na interação, na colaboração e conexão em rede, e não tanto no conteúdo, o que obriga à reconfiguração do currículo e à reflexão quanto aos métodos e estratégias a adotar, provocando uma mudança de paradigma educativo. 

 

  • Web-based Learning: As tecnologias web 2.0 são usadas na promoção de um processo de aprendizagem ativo e centrado no estudante, sendo a internet o canal de comunicação preferencial entre professor, alunos e conteúdo, ainda eu este processo possa ocorrer tanto a distância como presencialmente. Moreira & Schlemmer (2020) referem que a principal ideia subjacente à Web-based Learning é "orientar e facilitar a aprendizagem, porque encaminha o processo de pesquisa e autonomia para a Internet", promovendo tanto a aprendizagem formal como a informal. 

 

  • Open Learning: Pretende, recorrendo às tecnologias, um ensino ao ritmo do estudante, permitindo-lhe "definir o seu próprio percurso formativo, escolher os módulos que quer estudar, escolher os materiais que melhor se adaptam aos seus conhecimentos e interesses" (Moreira & Schlemmer, 2020), num registo de grande flexibilidade. São exemplos de Open-Learning os MOOC – Massive Open Online Course. 

 

  • Blended LearningbLearning ou Educação híbrida: Pretende articular os recursos e as estratégias do ensino a distância e o ensino presencial, combinando soluções mistas, num ambiente de aprendizagem em que virtual e presencial coexistem na permitindo o desenvolvimento de "metodologias inventivas e práticas pedagógicas inventivas, intervencionistas, reticulares, conectivas, atópicas e gamificadas"(Moreira & Schlemmer, 2020). 

 

Não se esgotando aqui os modelos educativos que emergem do recurso à tecnologia em ambiente educativo, é possível observar a inevitável fusão da tecnologia com as atuais práticas pedagógicas. O caminho será o recurso à tecnologia como mais um ambiente de aprendizagem, um enriquecimento do ecossistema de ensino, uma rutura com a sala de aula fechada sobre si mesma. Um caminho para um ensino mais centrado no aluno, mais construtivista, mais flexível que apela à conexão e á construção de comunidades virtuais de aprendizagem. Em suma, um ensino mais adequado ao desenvolvimento de competências exigidas ao cidadão do século XXI. 




Referências:


Moreira, J. A. ., & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

 

Moreira, J. A. (2018). RECONFIGURANDO ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS. EmRede - Revista De Educação a Distância, 5(1), 5-15. Recuperado de https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/305

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