Design de aprendizagem em proposta visual


Na unidade curricular de Processos Pedagógicos de Aprendizagem, tivemos a oportunidade de trabalhar sob orientação da professora Paula Carolei, professora da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - que nos propôs a elaboração de um design de aprendizagem, com pelo menos um momento de eLearning, em proposta visual.

O objetivo é que o planeamento pedagógico passe pela consciencialização do professor quanto ao que já faz e quanto às possibilidades do que pode fazer, definindo o propósito das tarefas didáticas á luz das competências que se pretendem desenvolver.

É possível identificar grandes movimentos pedagógicos que influenciam o tipo de atividade proposta pelo professor. A professora Paula Carolei propõe 4 grandes famílias que identifica através de cores diferentes:

Créditos da imagem: Professora Paula Carolei

Estas cores foram associadas a símbolos para recursos, atividades e ação do professor de forma que ao observar uma dada planificação didática seja possível identificar qual(ais) o(s) movimento(s) pedagógico(s) predominante(s) associados às atividades solicitadas, e se a opção por essas atividades vai ao encontro do propósito estabelecido.

Deixo de seguida a descrição do planeamento de uma atividade a desenvolver online - um módulo de 21 horas de Termodinâmica para o ensino profissional - e o respetivo design em proposta visual. 

Como reflexão final, refiro que este método visual de planeamento, inicialmente um desafio, se revelou bastante interessante como ferramenta de reflexão quanto às atividades didáticas propostas num processo de ensino-aprendizagem. Uma forma muito visual de observar os pressupostos pedagógicos, a abordagem teórica que sustenta a ação do docente. Fundamentalmente, uma ferramenta para pensar a prática pedagógica, fundamental para o professor que procura com a sua ação contribuir para uma formação com vista para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário