Aplicação da metodologia de Sala de Aula Invertida - entrevistas a alunos


Depois da aplicação da Sala de Aula Invertida, e depois de aplicados os questionários que serão alvo de análise, foram selecionados 5 alunos para serem entrevistados. De acordo com o guião da entrevista criado pela professora, os alunos foram selecionados de acordo com as seguintes caraterísticas:

    - Apresentarem um aproveitamento muito diferente da média da turma;

    - Corresponderem ao aluno médio da turma;

    - Terem revelado uma reação inesperado durante a implementação da sala de aula invertida;

    - Apresentarem uma boa capacidade de expressão oral.


O objetivo foi dar oportunidade aos alunos para expressar oralmente e de forma informal as noções relativas ao impacto da metodologia sala de aula invertida (SAI) no seu conceito académico e esclarecer questões que levantadas durante a análise dos questionários escritos


Nem todos os alunos selecionados se sentiram à vontade para participar, tendo esta recolha de dados resultado em 4 entrevistas realizadas a 5 alunos. Partilho a respetiva transcrição:


Entrevista 1

Perfil do aluno entrevistado: 

O LA é um aluno que frequenta o 8º ano.

Não revela dificuldades, mas é muito conversador e distraído em sala de aula. Refere-se com frequência ao apoio extra escola, em ambiente de explicação, como um local onde gosta de trabalhar, valorizando o apoio mais individualizado nesse contexto.

Foi escolhido para ser entrevistado porque por várias vezes referiu não gostar da metodologia de SAI, nomeadamente da obrigação de ver vídeos como TPC.

A professora observou, durante a aplicação da metodologia, que o aluno foi mudando de grupo de trabalho, por sua iniciativa, nas atividades em grupo, deixando de procurar os seus colegas mais próximos, com quem tem tendência para ter uma atitude de mais brincadeira, para escolher grupos com alunos mais calmos e concentrados.


Entrevista 2

Perfil do aluno entrevistado:

O DM é um aluno que frequenta o 8º ano.

Não revela dificuldades, é um pouco conversador, mas geralmente responsável. 

Foi escolhido para ser entrevistado por ser um aluno cujos resultados se mantiveram constantes antes e depois da aplicação da Sala de Aula Invertida.

A professora observou, embora, por lapso, não tenha explorado esse facto nesta entrevista, que as competências de trabalho em grupo do DM foram melhorando ao longo do ano. No início deste ano letivo, o DM fazia questão de ficar sozinho a realizar as tarefas que deviam ser feitas em grupo. Ao longo do ano, tal deixou de acontecer e o DM terminou este ano letivo integrando com naturalidade grupos de trabalho, onde era bem recebido e onde trabalhava com competência.


Entrevista 3

Perfil da aluna entrevistada:

A MR é uma aluna que frequenta o 8º ano.

Revela algumas dificuldades na disciplina, muito fruto do excesso de conversa e falta de concentração em sala de aula.

Foi escolhida para ser entrevistada porque a metodologia de Sala de Aula Invertida se revelou muito eficaz com esta aluna. A participação em sala de aula melhorou, assim como os resultados académicos.


Entrevista 4

Perfil das alunas entrevistadas:

A ML e a MI são duas alunas que frequentam o 8º ano.

São ambas excelentes alunas.

A professora começou por escolher a ML para entrevista, mas a MI mostrou vontade de colaborar, tendo-se feito a entrevista em conjunto, já que são duas alunas com um perfil muito idêntico.

Foram escolhidas por serem alunas muito bem adaptadas ao ensino tradicional, com excelentes notas, e porque têm uma boa capacidade de comunicação.






Sem comentários:

Enviar um comentário