Personal Learning Environment - uma bibliografia anotada com dois itens


 No âmbito da UC Projetos Pedagógicos em eLearning, foi solicitado aos formandos uma bibliografia anotada com dois itens sob o tema Personal Learning Environment (PLE).

O PLE é um conjunto de ferramentas, fontes de informação, contactos e experiências que permitem a aprendizagem informal de um indivíduo. Num mundo imerso em tecnologias, as aprendizagens ubíqua, invisível e em rede tomam proporções mais importantes que nunca, com o mundo virtual a dominar grande parte do processo de aprendizagem de cada um.

É hoje inegável a importância dos PLEs para o desenvolvimento do indivíduo e para a sua aprendizagem ao longo da vida. Na verdade, um PLE diversificado e sustentado pode ser fundamental para a atualização das aprendizagens, para o domínio de ferramentas emergentes, para desenvolver contactos e colaborações determinantes no futuro de cada um de nós.

Deixo a bibliografia anotada de dois artigos em que o tema PLE é explorado.


ATTWELL, G. (2007). The Personal Learning Environments - the future of eLearning? eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542.

Disponível em https://www.researchgate.net/publication/228350341_Personal_Learning_Environments-the_future_of_eLearning

“PLEs can bridge the walled gardens of the educational institution with the worlds outside.”

Descrição

Neste artigo, o autor explora a noção de Personal Learning Environment (PLE) e da importância deste conceito na aprendizagem ao longo da vida, na aprendizagem informal e nos diferentes estilos de aprendizagem.

Attwell sublinha o facto de a evolução das novas tecnologias ter conduzido a novas formas de aprendizagem através da computação ubíqua (ubiquitous computing) e do software de interação social (social software).

De acordo com este artigo, os referidos softwares de interação social – que permitem a conexão e a colaboração entre os utilizadores – tornam mais difusa a fronteira entre criadores e consumidores de conteúdos, uma vez que fomentam a criação e partilha de novos materiais.

Na última parte do artigo, são descritas as formas como algumas instituições encorajaram a criação de blogs, de produtos digitais independentes das atividades curriculares, de comunidades virtuais, de forma a alargar o PLE dos seus alunos.

Avaliação contextualizada

As instituições de ensino não podem manter-se o largo da evolução da sociedade em rede. A evolução da tecnologia e da internet tem-nos encaminhado para uma nova forma de aprendizagem, mais informal, mais autónoma, mais imersiva.

A capacidade de conexão e de colaboração tornam-se competências fundamentais numa sociedade em que a aprendizagem ao longo da vida é uma necessidade cada vez mais premente.

Por isso, a reflexão sobre como construímos o nosso conhecimento, o reconhecimento da importância do PLE no crescimento de cada um e a análise de como as instituições de ensino podem fazer uso desses PLEs para apostar numa formação mais integral são fundamentais no panorama educativo atual.


CASTAÑEDA, L; SOTO, J. (2010). Building Personal Learning Environments by using and mixing ICT tools in a professional way. Digital Education Review. Número 18 dezembro 2010

Disponível em https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/11319

“We live in a incredibly exciting time for learning, even more, for learning to learn.”

Descrição

Este artigo descreve uma experiência de ensino com alunos do primeiro ano do curso de Educação Social da Universidade de Murcia, em Espanha, durante o ano letivo 2009-2010.

São elencados os objetivos do trabalho com os estudantes do ponto de vista dos professores: i) Permitir aos alunos uma primeira abordagem sobre como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para potenciar o seu processo educativo não formal; ii) Promover a oportunidade de desenvolver as competências em TIC de forma usá-las, com vantagem, na aprendizagem profissional.

São descritas as 16 sessões do processo de ensino, que culmina com a elaboração, por parte dos alunos, de uma representação gráfica do seu Personal Learning Environment (PLE). Várias destas representações são analisadas pelos autores do artigo.

Avaliação contextualizada

Este é um trabalho muito interessante por descrever uma situação real, com análise de inquéritos e produtos realizados ao longo de uma unidade curricular do primeiro ano de um curso do ensino superior.

Embora o artigo tenha mais de 10 anos e algumas conclusões possam estar desatualizadas – como o caso de os alunos chegarem ao ambiente universitário sem experiência no uso das TIC – outras conclusões serão ainda muito válidas, como i) os próprios alunos ainda associam aprendizagem à aquisição de informação e até à memorização; ii) o domínio das TIC cria oportunidade para o desenvolvimento de processos educativos baseados na autonomia, independências dos estudantes e contextos colaborativos.

O acompanhamento da representação gráfica dos PLEs desenvolvidos pelos estudantes é uma oportunidade para o próprio leitor refletir quanto à elaboração de documento similar levando em conta o seu próprio PLE.






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