No âmbito da UC Projetos Pedagógicos em eLearning, foi solicitado aos formandos uma bibliografia anotada com dois itens sob o tema Personal Learning Environment (PLE).
O PLE é um conjunto de ferramentas, fontes de informação, contactos e experiências que permitem a aprendizagem informal de um indivíduo. Num mundo imerso em tecnologias, as aprendizagens ubíqua, invisível e em rede tomam proporções mais importantes que nunca, com o mundo virtual a dominar grande parte do processo de aprendizagem de cada um.
É hoje inegável a importância dos PLEs para o desenvolvimento do indivíduo e para a sua aprendizagem ao longo da vida. Na verdade, um PLE diversificado e sustentado pode ser fundamental para a atualização das aprendizagens, para o domínio de ferramentas emergentes, para desenvolver contactos e colaborações determinantes no futuro de cada um de nós.
Deixo a bibliografia anotada de dois artigos em que o tema PLE é explorado.
ATTWELL, G. (2007). The Personal Learning Environments -
the future of eLearning? eLearning Papers, vol. 2 no. 1. ISSN 1887-1542.
Disponível em
“PLEs can bridge the walled gardens of the educational institution with the worlds outside.”
Descrição
Neste artigo, o autor explora a noção de Personal
Learning Environment (PLE) e da importância deste conceito na aprendizagem
ao longo da vida, na aprendizagem informal e nos diferentes estilos de
aprendizagem.
Attwell sublinha o facto de a evolução das novas tecnologias
ter conduzido a novas formas de aprendizagem através da computação ubíqua (ubiquitous
computing) e do software de interação social (social software).
De acordo com este artigo, os referidos softwares de
interação social – que permitem a conexão e a colaboração entre os utilizadores
– tornam mais difusa a fronteira entre criadores e consumidores de conteúdos,
uma vez que fomentam a criação e partilha de novos materiais.
Na última parte do artigo, são descritas as formas como
algumas instituições encorajaram a criação de blogs, de produtos
digitais independentes das atividades curriculares, de comunidades virtuais, de
forma a alargar o PLE dos seus alunos.
Avaliação contextualizada
As instituições de ensino não podem manter-se o largo da
evolução da sociedade em rede. A evolução da tecnologia e da internet tem-nos
encaminhado para uma nova forma de aprendizagem, mais informal, mais autónoma, mais
imersiva.
A capacidade de conexão e de colaboração tornam-se competências
fundamentais numa sociedade em que a aprendizagem ao longo da vida é uma
necessidade cada vez mais premente.
Por isso, a reflexão sobre como construímos o nosso
conhecimento, o reconhecimento da importância do PLE no crescimento de cada um e
a análise de como as instituições de ensino podem fazer uso desses PLEs para apostar
numa formação mais integral são fundamentais no panorama educativo atual.
CASTAÑEDA, L; SOTO, J. (2010). Building Personal Learning
Environments by using and mixing ICT tools in a professional way. Digital
Education Review. Número 18 dezembro 2010
Disponível em
Descrição
Este artigo descreve uma experiência de ensino com alunos do
primeiro ano do curso de Educação Social da Universidade de Murcia, em Espanha,
durante o ano letivo 2009-2010.
São elencados os objetivos do trabalho com os estudantes do
ponto de vista dos professores: i) Permitir aos alunos uma primeira abordagem sobre
como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para potenciar o
seu processo educativo não formal; ii) Promover a oportunidade de desenvolver
as competências em TIC de forma usá-las, com vantagem, na aprendizagem profissional.
São descritas as 16 sessões do processo de ensino, que
culmina com a elaboração, por parte dos alunos, de uma representação gráfica do
seu Personal Learning Environment (PLE). Várias destas representações
são analisadas pelos autores do artigo.
Avaliação contextualizada
Este é um trabalho muito interessante por descrever uma
situação real, com análise de inquéritos e produtos realizados ao longo de uma unidade
curricular do primeiro ano de um curso do ensino superior.
Embora o artigo tenha mais de 10 anos e algumas conclusões
possam estar desatualizadas – como o caso de os alunos chegarem ao ambiente
universitário sem experiência no uso das TIC – outras conclusões serão ainda
muito válidas, como i) os próprios alunos ainda associam aprendizagem à aquisição
de informação e até à memorização; ii) o domínio das TIC cria oportunidade para
o desenvolvimento de processos educativos baseados na autonomia, independências
dos estudantes e contextos colaborativos.
O acompanhamento da representação gráfica dos PLEs desenvolvidos
pelos estudantes é uma oportunidade para o próprio leitor refletir quanto à
elaboração de documento similar levando em conta o seu próprio PLE.
Sem comentários:
Enviar um comentário